Rio 2016: Tamiris de Liz é convidada pelo COB para treinar nos EUA

11 nov 2013

O sonho de disputar as Olimpíadas de 2016, no Brasil, está mais próximo de se tornar realidade para a velocista Tamiris de Liz, de apenas 17 anos. A atleta joinvilense recebeu o convite do Comitê Olímpico Brasileiro para treinar em Miami, nos Estados Unidos da América (EUA).

A “filha do vento”, como é carinhosamente chamada, viajará com a técnica Margit Weise, no dia 17 de novembro, para conhecer o centro de treinamento e a cidade onde poderá residir a partir de 2014. Mesmo que Tamiris aceite a proposta, ela continuará representando Joinville nas competições.

— Estou muito feliz. É uma oportunidade para melhorar meus treinamentos e conquistar meu objetivo de participar do próximo Jogos Olímpicos — contou a atleta. No currículo da velocista, destaque para a participação das Olimpíadas de 2012, em Londres, e o bronze no Mundial de Juvenis, em Barcelona, nos 100 metros.

Nos Estados Unidos, Tamiris será preparada para conseguir índice e disputar o revezamento 4 x 100 metros rasos como titular da seleção, nas Olimpíadas de 2016, e para provas individuais dos Jogos, em 2020.

— Esta é uma oportunidade para ela desenvolver o potencial que tem, e eu sou a primeira a apoiá-la. Nós temos de reconhecer que o Brasil tem bons técnicos, mas que existem melhores em outros países — destacou Margit.

O primeiro contato para levar a velocista para treinar fora do país surgiu nos Jogos Escolares Brasileiro, em Cuiabá, quando uma técnica dos EUA viu Tamiris competindo. O interesse foi reafirmado no Campeonato Mundial de Juvenis, em Barcelona, onde a atleta conquistou medalha de bronze, na prova dos 100 metros rasos.

Tamiris foi revelada nos Jogos Escolares de Joinville, com 10 anos de idade, competindo pela Escola Municipal Carlos Heins Funke.

— Nós devemos muito ao olhar clínico da técnica Margit que avistou na atleta, que correu descalço, um talento a ser lapidado. Além disso, esse momento também mostra como é importante investir nas categorias de base do município — ressaltou o diretor-presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Fernando Krelling.

Depois de visitar o centro de treinamento, nos EUA, Tamiris retorna a Joinville, no dia 20 de novembro. Ainda neste mês, a atleta representará a cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Blumenau.