Mato-grossense conquista três medalhas de ouro

30 set 2013

Em seu primeiro ano de treinamento, o mato-grossense Eberson Silva, de 14 anos, já descobriu o sabor da vitória em competições nacionais. E por três vezes. O aluno da escola Dormevil Faria conquistou três medalhas de ouro no último dia de competições de atletismo dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, vencendo os 75m rasos, o salto em distância e o revezamento 4x75m com a equipe do Mato Grosso.

O feito de Eberson ganha ainda mais destaque por esta ter sido a primeira vez que o jovem atleta correu em uma pista sintética, a nova pista de prova na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para conquistar o ouro, Eberson correu os 75 metros em 8s85. A prata foi para o paranaense Jhordan Michel de Oliveira, com 8s94, e o bronze ficou com Bruno Benedito da Silva, de São Paulo, com o tempo de 8s99.

No salto em distância o mato-grossense alcançou 6.52m e deixou o segundo lugar para Gabriel Menezes, de São Paulo, com 6.49m, a terceira colocação ficou com o carioca Gabriel Neves e seus 6.20m.

Para Eberson, o revezamento 4x75m foi a prova mais difícil. Por serem de escolas diferentes, como todas as equipes que disputaram a prova, a equipe não tinha muito entrosamento. Por isso ele estava apreensivo. Mas o pouco treinamento em conjunto não foi problema para que a equipe do Mato Grosso se firmasse como o estado mais rápido da competição. Eberson e seus conterrâneos venceram com a marca de 34s85 e o pódio foi composto também pelo estado de São Paulo, em segundo lugar, e o Distrito Federal, em terceiro.

Divertido, Eberson afirma que o início no esporte foi para conseguir uma oportunidade para poder viajar. “Atletismo é uma competição que se viaja bastante e eu gosto de viajar. Mas, com o tempo, eu percebi que gosto de competir”, disse o medalhista de ouro, elogiando mais uma vez a pista da UFRN. “Nunca tinha visto uma pista sintética. A estrutura dessa competição está muito boa”.

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal.