Estrutura para a Volta das Nações 2013 começa a ser montada em MS

9 out 2013

A estrutura para a 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações começou a ser montada, nesta quarta-feira, em Campo Grande. A prova será disputada no próximo domingo.

Segundo a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), a estrutura no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco terá arquibancadas e sistema de senhas para retirada dos kits, que serão entregues na sexta-feira e no sábado, das 9h às 20h (de MS).

O diretor da competição, Marcelo Moraes, destaca que, para retirar o kit, o inscrito deve apresentar documento com foto e comprovante de inscrição.

Prova

No domingo, a primeira largada será às 6h55 para os atletas das categorias cadeirante e deficiente visual masculino e feminino. A segunda largada será às 7h05 para os atletas das categorias elite e indústria feminino. Às 7h30, terá a terceira e última largada para os atletas das categorias elite e indústria masculino, geral masculino e feminino, além dos participantes da corrida de 10 km (masculino e feminino) e da caminhada de 7 km (masculino e feminino).

Os chips de cronometragem somente serão entregues aos inscritos nas provas de 21 km e 10 km. O uso desses equipamentos é obrigatório, que terão de ser devolvidos ao fim das provas.

Números

A Volta das Nações teve 24,5 mil inscritos, entre atletas profissionais e amadores. Durante a prova, serão distribuídos 127,5 mil copos de água, 1,5 tonelada de frutas destinadas às pessoas que concluírem os três percursos e 4,5 mil litros de isotônico.

Além disso, a estrutura física contará com 1,5 km de grades de contenção, 1,2 mil cones de sinalização, nove ambulâncias para prestar socorro aos atletas, 75 metros de arquibancada e 1,6 mil pessoas envolvidas na organização – entre eles, soldados do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), bem como agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Na edição deste ano, serão distribuídos R$ 98.386 em dinheiro para os cinco primeiros colocados da meia-maratona nas categorias geral masculino e feminino e indústria masculino e feminino, bem como para os três primeiros colocados da meia-maratona nas categorias cadeirante e deficiente visual masculino e feminino e para os três primeiros colocados da categoria indústria masculino e feminino da corrida de 10 km. Um automóvel zero km (avaliado em R$ 30 mil) será sorteado entre os concluintes das provas que aguardarem a premiação.