Com 82 países, Mundial de Atletismo Master começa com festa no RS

16 out 2013

Com direito a desfile de delegações de 82 países, foi aberto o Mundial de Atletismo Master em Porto Alegre, na noite de ontem terça-feira. A cerimônia de abertura foi realizada no Centro estadual de Treinamento Esportivo (Cete), e a competição ocorrerá até 27 de outubro.

O WMA reúne 4.158 atletas de 82 países, divididos em 14 categorias, dos 35 aos 99 anos, e competindo em 27 modalidades. Entre as provas estão salto em altura, em distância, triplo e vara, lançamentos de dardo, discos, martelo, arremesso de peso, além de competições de rua.

Entre as delegações mais numerosas estão a do Brasil (com 578 atletas inscritos), seguida pela Argentina (550), Chile (314), Estados Unidos (240) e Colômbia (173). A faixa etária com mais inscritos é de 50 a 54 anos, com 1.517 atletas. Também se destaca o número de inscritos entre 95 e 99 anos: 32, ao todo.

Além do Cete, sediarão as provas a Escola de Educação Física da UFRGS (Esef), a Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), o Parque Esportivo da PUCRS, o Parque Marinha do Brasil e a Usina do Gasômetro, na orla do Guaíba.

Os campeonatos World Masters ao ar livre são realizados a cada dois anos desde 1975, e uma bienal World Masters Championships Indoor estreou em março de 2004 em Sindelfingen, na Alemanha. O último mundial aconteceu em Sacramento, na Califórnia (EUA), em 2011.

O evento contou com a participação do prefeito José Fortunati, além do secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o presidente da Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram), Francisco Hypólito, e o presidente do World Master Atletic, Stan Perkins.

– Esta competição tem extrema importância porque serve de exemplo para os jovens não apenas pela prática esportiva mas também pelo estreitamento dos laços entre as nossas cidades e os nossos países – destacou Fortunati.